A Feira de São Mateus é, sem dúvida, um dos mais emblemáticos ícones da cidade de Viseu. Fundada em 1392, por D. João I, esta feira tem sido determinante para o desenvolvimento da economia local. Os primeiros passos foram dados entre a Cava de Viriato e o centro da cidade, estabelecendo-se, finalmente, no campo de S. Mateus no século XVI.
Se em tempos antigos atraía comerciantes de toda a Península, nos inícios do século XIX era ainda considerada uma das maiores feiras de Portugal. Após tempos de crise, foi renovada em 1927, assumindo uma dimensão festiva que atrai gente das mais variadas origens.
A Feira de São Mateus está enraizada no íntimo de milhares de famílias que aqui continuam a vir comer as enguias e farturas, deliciarem-se com o algodão doce, divertirem-se nos carrinhos de choque e nos matraquilhos, rifarem a sorte, assistirem a concertos e concursos...
A Feira de São Mateus é aquele sítio onde todos nos sentimos bem, onde o som que se sobrepõe à música e ao dos divertimentos é o som mais bonito da vida: o riso.